Processo Seletivo 2025.1 – Doutorado
- Edital de abertura das inscrições de Doutorado 2025.1
O edital do processo seletivo para o curso doutorado será divulgado em breve. O processo constará de avaliação de histórico escolar de graduação e mestrado, avaliação curricular, proposta de pesquisa e arguição sobre a proposta. A proposta de pesquisa, de até 4 páginas, deverá ser estruturada com os seguintes tópicos:
1) Tema da proposta de pesquisa
2) Até duas linhas de pesquisa (prioritária e alternativa) do PPGMMQ nas quais a proposta se enquadra
3) Docentes (pelo menos 1 e no máximo 4) do PPGMMQ com competência para orientação da proposta
4) Motivação e os objetivos da proposta
5) Modelos ou métodos matemáticos, estatísticos ou computacionais que pretende utilizar para abordar o problema
6) Experiências científicas ou profissionais que credenciam o candidato para abordar com sucesso o problema proposto
7) Estado da arte referente à proposta de pesquisa, indicando até 5 publicações que estão mais relacionadas à proposta e explicando em que esta difere de cada uma daquelas
8) Periódicos ou conferências (de 3 a 5 de cada tipo) onde os resultados da pesquisa poderiam ser publicados/apresentados.
ATENÇÃO: Antes de submeter sua inscrição no SIGAA, certifique-se de que o arquivo pdf foi anexado. Atente-se para o fato de que se houver algum erro durante a confirmação de inscrição, será necessário anexar o pdf novamente. Se o candidato concluir a inscrição sem o arquivo pdf anexado ou perceber que há algum documento faltante, deverá dentro do prazo estipulado no Edital solicitar o cancelamento da inscrição por email (mmq@dema.ufc.br) e, após confirmado o cancelamento por email pela Secretaria, realizar nova inscrição. Caso não efetive nova inscrição, estará excluído definitivamente do processo seletivo.
O envio da documentação deve ser realizado exclusivamente pelo SIGAA no momento da inscrição. No momento de confirmar a inscrição no SIGAA deve-se verificar se todos os dados estão corretos, se todos os campos obrigatórios estão preenchidos e se a documentação está anexada. Em caso de notificação do SIGAA por não preenchimento de campo obrigatório, deve-se preencher os campos obrigatórios faltantes, verificar o preenchimento dos demais campos obrigatórios e anexar novamente a documentação.
O email recebido automaticamente depois de concluir o preenchimento do formulário de inscrição do PPGMMQ deve constar na documentação a ser anexada no SIGAA. Caso não receba o email do Google, tente realizar o procedimento de preenchimento novamente com outro email. No caso de dificuldades, entre em contato conosco no mmq@dema.ufc.br
O SIGAA permite que seja anexado um único arquivo com no máximo 15MB. Portanto, toda a documentação deve ser encaminhada em único arquivo obedecendo esse limite de tamanho.
Há diversas ferramentas (softwares e sites) que juntam diversos arquivos .pdf em apenas 1 (um) e comprimem o arquivo, se for necessário. Podemos citar como exemplo os sites: https://www.ilovepdf.com/pt, https://smallpdf.com/pt, https://www.sodapdf.com/, dentre outros.
O próprio SIGAA também faz uma sugestão: