Aluno e docente do PPGMMQ são coautores de artigo aceito em periódico com Qualis A1

Data de publicação: 4 de junho de 2020. Categoria: Sem categoria

O mestrando Gustavo Carvalho de Melo Virgolino (PPGMMQ/UFC), o doutorando José Augusto F. Magalhães (Osaka University, School of Engineering Science) e os docentes Guilherme de Alencar Barreto (DETI/UFC e PPGMMQ/UFC) e César Lincoln Cavalcante Mattos (DC/UFC) obtiveram aceite do artigo intitulado “Gaussian Process with Logistic Mean Function for Modeling Wind Turbine Power Curves” para publicação no periódico Renewable Energy (Elsevier). Trata-se do primeiro artigo com a participação de um discente do PPGMMQ que será publicado em um periódico com classificação máxima (A1) do Qualis/CAPES na área Interdisciplinar.
O artigo propõe o uso de modelos de processos gaussianos (Gaussian process models) para construção da curva de potência, que é o modelo matemático que define a relação entre a velocidade do vento (entrada) e a potência gerada (saída) em aerogeradores. A novidade da proposta reside no uso da função logística como função de média de processos gaussianos, incorporando deste modo conhecimento do domínio do problema à tarefa de modelagem. Os resultados obtidos foram todos melhores que o estado da arte.