Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Acadêmico em Modelagem e Métodos Quantitativos

Área do conteúdo

Guia do Ingressante

1) Normas e Regulamentos

Os normativos que regulamentam as atividades do MMQ constam no link: https://mmq.ufc.br/normaseregulamentos/

Este guia é apenas um breve resumo dos principais pontos dos normativos, não substituindo os textos normativos oficiais.

2) Matrícula

Todo o procedimento de matrícula é feito no sistema SIGAA, não sendo necessário o comparecimento à secretaria, exceto no caso de alguma eventualidade. O prazo oficial de matrícula consta no calendário universitário, que pode ser consultado na página institucional da UFC, neste link.

Ressaltamos que alunos com matrícula ativa em outros cursos da UFC (graduação ou pós) estarão bloqueados para se matricular em um novo curso, inclusive, no nosso Programa. Portanto, certifiquem-se de não terem outro vínculo ativo antes do período oficial de matrículas.

No caso de vínculo ativo em algum curso de graduação, é possível solicitar a interrupção de estudos junto à PROGRAD, desde que comprove a aprovação em nosso Programa, através dos resultados publicados no site. Tal procedimento não se trata de um cancelamento, sendo possível regressar ao curso de graduação após a conclusão do curso em nosso Programa. A última orientação que tivemos da PROGRAD é a seguinte:

“Para interromper seus estudos na graduação para cursar pós-graduação você precisa preencher, datar e assinar o requerimento escolar PROGRAD solicitando a interrupção de estudos, anexar o NADA CONSTA da biblioteca (Sigaa ou e-mail da biblioteca: daa.bu@ufc.br), anexar o comprovante de aprovação na pós-graduação, anexar cópia de um documento oficial com foto e encaminhar tudo a esta divisão (dsm@prograd.ufc.br)”. *

*Como se trata de um procedimento da PROGRAD, é possível que tenham atualizado alguma informação, sendo necessário consultá-los no caso de alterações/atualizações.

3) Comprovação da escolaridade

Aos candidatos que apresentaram, na inscrição do processo seletivo, a declaração de previsão de conclusão da graduação, será necessária a apresentação de declaração de colação grau, diploma ou certidão/certificado de conclusão de curso antes do período oficial de início das matrículas, pois só assim poderemos liberar o acesso ao SIGAA para que possam se matricular. O referido documento pode ser encaminhado via email ou entregue pessoalmente na Secretaria do Programa em sua forma original ou cópia simples acompanhada do original, sendo, nesse último caso, retida apenas a cópia e o original utilizado para fins de conferência e autenticação pelo servidor da secretaria. Se a colação de grau atrasar, entre em contato com a secretaria do PPGMMQ para verificarmos o procedimento a ser adotado.

Art. 21 do Regimento diz em seu §4º: “A matrícula de alunos regulares e especiais deve respeitar o período de matrícula constante no calendário universitário, devendo para matrícula inicial no PPGMMQ, o aluno apresentar toda documentação exigida pela UFC“.

4) Atualização Cadastral

A liberação do acesso para matrícula no SIGAA é precedida de uma atualização cadastral, se houve mudança das informações prestadas no momento da inscrição. Nesse caso, deve ser preenchido o formulário de atualização (https://mmq.ufc.br/wp-content/uploads/2018/12/formulArio-de-cadastro-de-alunos.docx) por completo. Caso os dados permaneçam os mesmos, não se faz necessário o envio do formulário.

5) Bolsas

A alocação das bolsas ocorre conforme normativa específica do Programa: Resolução nº 02/2019 – Coordenação

A classificação dos alunos ativos é feita semestralmente e não gera direito a recebimento de bolsa, apenas expectativa de direito. Portanto, a classificação serve de base para o cadastro de novos bolsistas conforme forem sendo liberadas as bolsas.

Atualmente, o Programa dispõe de bolsas da FUNCAP, da CAPES e do CNPq.

6) Desistência

No caso de desistência de entrada no curso, deve ser encaminhado por email o Termo de Desistência, a fim de que seja possível liberar a vaga para o próximo candidato classificável. É imprescindível que isso ocorra o mais rápido possível para agilizar os trâmites burocráticos.

Caso já esteja em andamento o curso e o aluno tenha matrícula, faz-se necessário preencher e entregar na Secretaria o Termo de Cancelamento de Matrícula.

7) Grade de disciplinas

A grade horária de cada período letivo pode ser acompanhada diretamente no SIGAA ou através deste link: Horários de aulas MMQ.

8) Orientação Acadêmica

A disciplina de Seminários de Pesquisa é voltada para os ingressantes e, portanto, é imprescindível que seja cursada no primeiro semestre de curso, já que visa à ambientação dos mestrandos nas linhas de pesquisa dos professores do MMQ. Assim, a tarefa de escolha da orientação será facilitada.

Conforme o art. 32 do Regimento do curso, o mestrando terá até o fim do primeiro semestre para efetivar a escolha do orientador, ou seja, até o dia anterior ao início do período de matrículas do segundo semestre do curso, visto que as análises de matrículas deverão ser realizadas pelo orientador. A escolha do coorientador é facultativa e pode ser feita em outro momento do curso.

A formalização deve ser através do envio de um email pelo discente, com cópia para o orientador escolhido, informando o período de início da orientação/coorientação. Caso não haja data de início explicitada no email, será considerada a data do envio do email.

O aceite da orientação/coorientação pressupõe que o orientador acompanhe o aluno até o final do curso, inclusive presidindo a banca examinadora das defesas de qualificação e dissertação, sendo possível declinar da orientação caso o discente não cumpra com as obrigações, tarefas e prazos propostos/acordados.

O cancelamento da orientação/coorientação pode acontecer, mas é uma prática a ser evitada tendo em vista os prejuízos à trajetória do discente no curso. Nesses casos, o processo deve ser mediado pela Coordenação e poderá ser formalizado também por email.

9) Aproveitamento de disciplinas

Se houver pedido de aproveitamento de disciplinas, este deve ocorrer por meio de email, enviando o formulário disponível AQUI, acompanhado de documentos comprobatórios, tais como: ementa, programa, carga horária, comprovante de reconhecimento do curso de origem como pós-graduação Stricto Sensu, e outras informações que forem necessárias, emitidas oficialmente pelo programa de origem.

As disciplinas cursadas há mais de 5 (cinco) anos não poderão ser aproveitadas no MMQ. Além disso, a integralização de créditos em disciplinas não equivalentes a uma do MMQ será limitada 8 (oito) créditos.

As normas que regem o aproveitamento de disciplinas e créditos constam da Resolução 01/2024.

10) Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias

– Três são as disciplinas obrigatórias (12 créditos): CCP9002 – Introdução à Modelagem, CCP9003 – Probabilidade e Inferência Estatística e CCP9001 – Otimização Linear. 

CCP9004 – Seminários de Pesquisa (01 crédito): Esse componente curricular, também obrigatório, é voltado principalmente para os alunos ingressantes tomarem conhecimento das linhas de pesquisa desenvolvidas no Programa e, assim, subsidiar a escolha do orientador a qual deve ser feita até o final do primeiro semestre letivo. Portanto, recomenda-se fortemente que os ingressantes se matriculem logo no primeiro semestre nesse componente curricular.

Mais informações: https://mmq.ufc.br/disciplinas/

Disciplinas Optativas

– Além das obrigatórias, o(a) discente deve cursar três disciplinas optativas (12 créditos), dentre as quais podem estar disciplinas de outros Programas.

O prazo esperado para obter todos os créditos em disciplina é o terceiro semestre do curso.

Mais informações: https://mmq.ufc.br/disciplinas/

11) Proficiência em Inglês

Prazo final: Deve ser integralizada antes da matrícula em dissertação, preferencialmente no semestre anterior ao da defesa.

Pode ser cumprida de duas formas: Curso de no mínimo 100h ou Exame de Proficiência (Casa de Cultura Britânica, TOEFL, TOEIC, IELTS ou FCE). No primeiro caso, basta apresentar o certificado/declaração com as informações necessárias através de email. O referido documento precisa ter algum tipo de assinatura física/digital ou código de verificação.

No caso de realização do exame de proficiência, deve ser enviado por email o comprovante com a pontuação obtida. Se o teste de proficiência for da Casa de Cultura Britânica (CCB), basta informar que realizou o teste, visto que o resultado fica publicado no site, ou anexar a declaração de realização do exame que pode ser emitida no site da Casa de Cultura. É necessário estar matriculado em proficiência no SIGAA para realizar o teste da Casa de Cultura. Assim, caso o aluno não esteja matriculado em proficiência e deseja realizar o exame, poderá solicitar a matrícula extemporânea à secretaria do PPGMMQ por email antes de se inscrever no exame. A CCB oferta uma edição do exame, semestralmente, apenas para os alunos dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFC, e duas outras edições, anuais, para alunos de outras universidades.  Mais informações sobre o teste e o calendário de realização AQUI.

Norma com mais informações: AQUI

12) Estágio de Docência

Prazo final: Deve ser integralizado antes da matrícula em dissertação, ou seja, no semestre anterior ao da defesa.

ANEXO VIII – RESOLUÇÃO No 08/CEPE, DE 26 DE ABRIL DE 2013.

Art. 3, inciso V – os estudantes de mestrado e doutorado poderão desenvolver as seguintes ações:

  1. a) participação em disciplinas teóricas; b) participação em atividades práticas, de laboratório e/ou clínica; c) realização de curso de nivelamento em disciplinas básicas; d) tutoria de grupos de estudo; e) apoio na orientação de alunos para a elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso; f) elaboração de material didático; g) apoio pedagógico a alunos com necessidades especiais e a seus respectivos professores, com acompanhamento obrigatório da Secretaria de Acessibilidade.

O discente deve adotar o seguinte procedimento:

1) Acordar as atividades e o período com o orientador, a fim de que não haja choque de horários na agenda do discente.

1º possibilidade (o ideal)

2) Informar por email (mmq@dema.ufc.brcom cópia para o orientador os dias e os horários escolhidos, a fim de que possamos abrir a disciplina no SIGAA preferencialmente até o último dia útil antes do início do período oficial de matrículas.

Trata-se de uma disciplina com 64h de carga horária, portanto deve ser informado um horário que compreenda 4h semanais, podendo ser alocadas em 1 (um) dia ou diluídas em mais dias.

3) Será aberta pela secretaria uma turma no SIGAA, tendo o orientador como docente da turma. Assim, o aluno deve efetuar a matrícula via SIGAA nessa disciplina no período oficial de matrículas.

2º possibilidade (última chance no semestre)

2) Informar por email (mmq@dema.ufc.brcom cópia para o orientador os dias e os horários escolhidos, a fim de que possamos abrir a disciplina no SIGAA até o último dia útil antes do início do período oficial de ajuste de matrículas.

Trata-se de uma disciplina com 64h de carga horária, portanto deve ser informado um horário que compreenda 4h semanais, podendo ser alocadas em 1 (um) dia ou diluídas em mais dias.

3) Será aberta pela secretaria uma turma no SIGAA, tendo o orientador como docente da turma. Assim, o aluno deve efetuar a matrícula via SIGAA nessa disciplina no período oficial de ajuste de matrículas.

13) Qualificação
O prazo final para realizar o Exame de Qualificação é de 15 (quinze) meses, a contar da data de ingresso no primeiro semestre de curso. Esse prazo poderá ser estendido por até 3 (três) meses, a pedido do aluno, com concordância do orientador e aprovação da coordenação do curso. O pedido de prorrogação é feito por email, encaminhando o formulário disponível AQUI.
Obs: Se o aluno se matriculou em Exame de Qualificação em um determinado semestre e só irá realizá-lo no semestre seguinte, faz-se necessário renovar a matrícula durante o período oficial de matrículas. Só assim será possível a manutenção do vínculo com a UFC. Esse procedimento é feito pelo próprio no SIGAA.
A regulamentação do Exame de Qualificação é feita pela Resolução 01/2018, atualizada em Junho/2024. Alguns pontos importantes dessa resolução:
Formas possíveis do Exame de Qualificação
Serão consideradas para efeito de aprovação no Exame de Qualificação uma das seguintes atividades:
I – Defesa de Projeto de Dissertação;
II – Apresentação de artigo de autoria do aluno submetido para publicação em periódico com Qualis na área Interdisciplinar pelo menos B4 ou, caso não possua classificação nesta área, JCR no pelo menos igual a 0,25;
III – Apresentação de artigo completo de autoria do aluno aceito para publicação em Anais de Eventos Científicos.
Sessão Pública de Qualificação
Independentemente do tipo de trabalho apresentado, o aluno deve cumprir o requisito com uma sessão pública de defesa da qualificação. Assim, deve-se realizar o seguinte procedimento: solicitar o agendamento da defesa por email, com cópia para o orientador e coorientador (se houver) e com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data de realização.
Ao email deve-se anexar o arquivo em .pdf do projeto de dissertação ou do artigo (acompanhado da comprovação de submissão em periódico ou aceite em anais). Links importantes:
Composição da banca (Regimento Interno):
A banca examinadora deverá ser informada à coordenação por meio do formulário eletrônico disponível AQUI, com antecedência de pelo menos 30 dias da sessão pública. Ela será submetida à aprovação da Coordenação do Programa. A composição padrão da banca examinadora é a seguinte:
  • Orientador (presidente da banca);
  • Coorientador (se houver);
  • Membro titular 1 (interno);
  • Membro titular 2 (interno ou externo);
  • Membro suplente (interno ou externo).

Portanto, não é obrigatório que haja algum membro externo na banca de qualificação, mas se houver este deve atender aos requisitos do Art. 7º da Resolução, que diz:

Art. 7o – A participação de membro externo ao PPGMMQ na banca examinadora de qualificação estará condicionada ao atendimento de pelo menos um dos seguintes requisitos:
I – Ser membro permanente de programa de pós-graduação stricto sensu de instituição de ensino superior pública ou privada;
II – atender aos mesmos critérios de credenciamento de membro permanente do PPGMMQ.

14) Dissertação

Prazo final: O aluno tem até 30 (trinta) meses para defender. O prazo  pode ser prorrogado por mais três meses, mediante requerimento ao Colegiado do Programa, que avaliará a justificativa apresentada pelo discente, podendo aprovar ou não. O pedido de prorrogação é feito por email, encaminhando o formulário disponível AQUI.

Obs: Se o aluno se matriculou em Dissertação em um determinado semestre e só irá defender no semestre seguinte, faz-se necessário renovar a matrícula durante o período oficial de matrículas. Só assim será possível a manutenção do vínculo com a UFC. Esse procedimento é feito pelo próprio no SIGAA.

A regulamentação da Defesa de Dissertação é feita pela Resolução 03/2018. Alguns pontos importantes dessa resolução:

Banca examinadora da dissertação

A banca examinadora deverá ser informada à coordenação por meio do formulário eletrônico disponível AQUI, com antecedência de pelo menos 30 dias da sessão pública. Ela será submetida à aprovação da Coordenação do Programa. A composição da banca examinadora é a seguinte:

  • Orientador (presidente da banca);
  • Coorientador (se houver);
  • Membro titular 1 (tem que ser interno);
  • Membro titular 2 (tem que ser externo);
  • Membro suplente 1 (tem que ser interno);
  • Membro suplente 2 (tem que ser externo).

É importante ressaltar que o membro externo, tanto o titular como o suplente, deve atender aos mesmos requisitos de credenciamento de membro permanente do PPGMMQ, conforme o que dispõe o art. 2º, § 2º da Resolução 03/2018 do Colegiado.

Requerimento de defesa

O aluno ou o orientador deve enviar um email para todos os membros da banca, inclusive para os suplentes, solicitando a confirmação de que aceitam participar e de que concordam com o prazo informado para entrega da dissertação e com a data de realização da defesa. Sugerimos que no email aos membros da banca já estejam as informações da data da defesa e da data prevista para envio da dissertação, bastando apenas um “de acordo” como resposta por parte dos membros.

Destacamos que cabe ao mestrando o envio do trabalho à banca, e o prazo para isso é de livre negociação entre as partes. Portanto, evidenciar por meio dos emails que todos estão de acordo com os prazos é o bastante para a Coordenação.

Após todas as confirmações, deve ser feito o requerimento da defesa para MMQ. O requerimento pode ser feito totalmente por email pelo aluno, com cópia para o orientador. Faz-se necessário que o orientador se manifeste, respondendo ao email de requerimento, com a informação de que a dissertação encontra-se em condições de ser avaliada e que, portanto, concorda com a realização da defesa. Ato contínuo, o aluno ou orientador pode enviar o pedido de cadastramento da defesa por meio do formulário eletrônico disponível AQUI.

Prorrogação de prazo de defesa

Quanto menor o prazo que o discente levar para defender, melhor para a avaliação do Programa pela CAPES. Porém, em casos excepcionais em que o discente dispõe de uma justificativa plausível para o não cumprimento do prazo padrão de defesa, há a possibilidade de prorrogar o curso por até 3 (três) meses, podendo totalizar até 33 (trinta e três) meses.

O REQUERIMENTO de prorrogação de curso deve ser entregue devidamente preenchido e assinado pelo discente e pelo orientador com no mínimo 60 dias antes do término do prazo máximo. Ao preencher, deve-se atentar na elaboração do cronograma que a data indicada para a defesa é a data limite e que, preferencialmente, deve-se agendar a defesa para um pouco antes dessa data, pois havendo algum imprevisto e a defesa não ocorra no dia exato não será possível realizar nova prorrogação. Além disso, deve-se atentar para os prazos de indicação de banca e de entrega do requerimento, pois as exigências desses prazos permanecem as mesmas.

De modo a complementar o requerimento, o discente poderá anexar documentos comprobatórios relacionados à justificativa. Não é obrigatório, fica a critério do aluno anexar tais documentos.

Após isso, o Coordenador receberá o requerimento e colocará em pauta na próxima reunião do Colegiado, podendo ser deferido ou não. Cabe ao Colegiado analisar as justificativas apresentadas e deliberar conforme o voto da maioria.

Após isso, o aluno receberá a informação do resultado do requerimento.

15) Representação Estudantil

O corpo discente tem direito à representação estudantil em comissões e na coordenação, de modo que possa contribuir com as decisões tomadas nas diversas instâncias que estruturam o PPGMMQ. São 4 os representantes discentes, 2 titulares e 2 suplentes e participam da seguinte forma:

  • Representante discente novato (titular e suplente): Deve estar no primeiro ano do curso e participará: Reuniões da Coordenação, do Colegiado e de outras Comissões que porventura venham a ser instituídas;
  • Representante discente veterano (titular e suplente): Deve estar no segundo ano do curso e participará da Comissão de Bolsas.

A eleição dos representantes discentes é de responsabilidade dos alunos. Os mandatos são anuais e os representantes discentes atuais devem informar os sucessores por email à Secretaria do PPGMMQ.

Os representantes atuais podem ser consultadas na seguinte página: https://mmq.ufc.br/pt/coordenacao/

16) O que são as datas previstas no calendário acadêmico?

Período letivo: Período que compreende o semestre letivo e a realização das disciplinas e atividades.

Matrícula On-Line: Procedimento de solicitação de matrícula em disciplinas e/ou atividades pelo discente no sistema acadêmico SIGAA.

Análise Matrícula On-Line: Procedimento de análise das solicitações de matrículas dos discentes. A análise das matrículas dos ingressantes é realizada pela Secretaria ou Coordenação. Já a análise das matrículas dos discentes veteranos (a partir do segundo semestre) é realizada pelo orientador. Essas análises resultam no deferimento ou indeferimento da solicitação, podendo ter comentários e instruções ao discente.

Período de Trancamento: Período de trancamento de disciplinas pelo aluno via sistema acadêmico (SIGAA). O trancamento fica registrado no histórico acadêmico, e o discente precisa manter a matrícula em pelo menos um componente curricular para manutenção do vínculo com a UFC.

O trancamento total por razões de saúde pode ser realizado em qualquer momento do semestre e segue um trâmite específico.

Ajuste de Matrícula ou Rematrícula: Período em que é possível incluir e excluir matrículas em disciplinas e atividades sem deixar registros no histórico. É como um novo período de matrículas online. O ajuste também passa pela análise da Secretaria/Coordenação ou Orientador, conforme o caso.

17) Outras informações

Acesse os normativos completos AQUI.

Os nossos meios de contato principais são por email e whatsapp, pelos quais você poderá falar com Thalles (Secretário Acadêmico):

mmq@dema.ufc.br

(85) 33669836

Clique no link a seguir e a janela de conversa abrirá automaticamente:

https://api.whatsapp.com/send?phone=558533669836&

Acesse e nos siga nas redes sociais:

https://www.facebook.com/pgmmq/

https://www.instagram.com/ppgmmq/

 

 

Acessar Ir para o topo